| hmin
O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quinta-feira, 18 de abril, sobre a verticalização das coligações partidárias, regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se aprovada, a proposta de padronização das alianças eleitorais no país reproduziria nos Estados as coligações partidárias celebradas para a Presidência da República.
A idéia foi apresentada pelo PDT ao TSE, em fevereiro, em forma de instrução normativa para complementar a legislação eleitoral. O tema foi colocado em pauta com base numa consulta feita em agosto do ano passado por um grupo de deputados do PDT.
A regra gera polêmica. Para alguns, poderia colaborar para a valorização dos partidos, já para os opositores, poderia tolhir a liberdade de partidos e eleitores. Seja qual for a decisão do Supremo, o veredicto provocará desdobramentos definitivos no contorno das forças políticas do processo eleitoral que se avizinha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.